-
Arquitetos: NP2F
- Área: 15700 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maxime Delvaux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício foi projetado como uma simples montagem de lajes, vigas e pilares de concreto de baixo carbono. Seus espaços externos sobrepostos se misturam com a lógica urbana do distrito, como ruas e praças cercadas por vegetações que protegem os usuários das correntes de ar. Todo o complexo "respira" naturalmente, e os elementos construídos, ou seja, calefação, resfriamento, ventilação e iluminação artificial, são reduzidos ao mínimo para obter o máximo de leveza e economia. No total, são economizados 900.000 kWh/ano, ou uma redução de 56% no consumo em comparação com o mesmo projeto se fosse um recinto fechado, e uma economia de 2270 t de CO2 ou 63% do CO2 relacionado à sua construção.
Os materiais e cores desta arquitetura são intencionalmente sóbrios. Com uma estrutura de concreto simples de baixo carbono em cimento PMES CEM3, ela serve apenas como suporte para os usos dos futuros usuários. Muita atenção foi dada aos elementos proeminentes, como a recepção, as escadas e as arquibancadas. Eles incentivam os usuários a se locomoverem pelo prédio a pé, reduzindo ainda mais a necessidade de elevadores. Esses espaços de ligação se tornam lugares de estar por si só.
Uma verdadeira "Catedral dos Esportes", o prédio abriga espaços sobrepostos em seis níveis, reunindo em um único volume um complexo de escalada único na França (bloco + parede de 14m + high line + jump line), uma área de raquetes (padel e squash), um restaurante/bar/área de relaxamento conectada a todos os esportes, musculação e academia, espaços projetados para crianças, esportes eletrônicos e golfe (trilha educacional, prática, putting green).
A cobertura possui um campo de treinamento de golfe e é utilizada para eventos e festivais esportivos. Aberta a todos, oferece uma vista espetacular do centro da cidade e das vinhas, enfatizando o papel da edificação na geografia da região de Bordeaux.